segunda-feira, outubro 23, 2006

As Falhas no Processo Avaliativo

O principal instrumento de avaliação utilizado na educação tradicional é a "prova", que é o mais marcante instrumento de avaliação somativa. Por muitas vezes é impossível conhecer o aluno apenas através desse tipo avaliação, com isso surgem algumas situações hilárias, como a do vídeo abaixo por exemplo ;-):

A questão que fica é que se tomarmos a situação acima de forma metafórica, poderiamos dizer que é impossível para o professor conhecer o seu aluno apenas através da nota que ele obteve em uma dada avaliação. Daí a necessidade de não nos limitarmos apenas ao processo tradicional de avaliação e de transformar a relação professor-aluno em algo mais produtivo do que uma simples atividade de "ouvir e reproduzir/memorizar".

3 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, você alimentou seu blog no dia 9 e depois somente no dia 23... tá demorando, heim? Gilberto

Anônimo disse...

Olá, Marcelo! Muito boa a linha temática do seu blog. Fiquei a pensar sobre as falhas no processo avaliativo e como saná-las.

Abraço,

Jaqueline Ferraz

Anônimo disse...

Oi, Marcelo. Estive por aqui para espiar seu trabalho. Parabéns! Viviane.