terça-feira, outubro 31, 2006

COLLES: O Questionário Construtivista sobre Ambientes On-line de Aprendizagem

O COLLES (Constructivist On-Line Learning Environment Survey) é um questionário de 24 perguntas criado com a intenção de avaliar a qualidade de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem que leva em consideração os seguintes aspectos:
  1. Relevância: Quão relevante é o aprendizado on-line nas práticas profissionais do estudante?
  2. Reflexão: O aprendizado on-line estimula o pensamento crítico-reflexivo dos estudantes?
  3. Interatividade: O que leva os estudantes a se engajarem em um rico diálogo educativo?
  4. Suporte do Tutor: Quão bem os tutores auxiliam os estudantes a participarem do aprendizado on-line?
  5. Suporte Social: Os demais estudantes são fontes de estímulo e motivação?
  6. Interpretação: Os estudantes e os tutores se compreendem nas comunicações realizadas entre si?
O COLLES pode ser utilizado para avaliar como o estudante vê a situação atual do ambiente no qual se encontra ou para avaliar o que ele julga ser o ideal. A sua aplicação, dentro de um contexto de auto-avaliação diagnóstica é válido quando aplicado no início e no término de um curso ou ao longo do mesmo, a medida que modificações são feitas, aferindo o seu impacto gradativamente.

O COLLES é uma excelente ferramenta de auto-avaliação diagnóstica de ambientes virtuais de aprendizagem (acho que forcei!!! :-D). A sua aplicação é descrita em um artigo de Martin Dougiamas, criador do Moodle, no qual ele demonstra muito bem a sua aplicação. Mais informações sobre o COLLES podem ser obtidas no Moodle do SurveyLearning.com.

Consegui o Livro (Finalmente)

Acabo de por minhas mãos no livro da capa azul sobre didática em EaD do Otto Peters. Agora só faltam 2 artigos, 1 livro, algumas dezenas de postagens para ler, algumas para escrever, fóruns para participar, texto para enviar no portfólio... Acho que não esqueci de nada. ;-)