terça-feira, outubro 03, 2006

Avaliação: Enfoques, Papéis e Características

Ao pesquisar sobre Avaliação em EaD no Google eu acabei encontrando um artigo interessante sobre o assunto, no qual estão dispostas algumas informações compiladas de maneira analítica (lembrem-se, eu sou um computólogo :-D). A forma como foram classificadas as características das avaliações para cada enfoque pedagógico é bastante esclarecedora, assim como o restante das informações dispostas dessa maneira no artigo, dessa forma, procurei reproduzir abaixo algumas informações de forma resumida para o conhecimento dos leitores do Blog.

Enfoques e Suas Características de Avaliação
  • Tradicional: Utilização de verificações de curto prazo e prazo mais longo; punição (reprovação, notas baixas) e reforço positivo (aprovação, bons conceitos).
  • Tecnicista: Avaliação de comportamentos observáveis e mensuráveis; controle de comportamento face a objetivos pré-estabelecidos.
  • Libertador: Verificação direta da aprendizagem é desnecessária; avaliação da prática vivenciada entre educador/educando; auto-avaliação em termos de compromisso assumido com a prática social.
  • Progressista: A avaliação é realizada a qualquer momento, pois sua preocupação é diagnosticar falhas; observação do desempenho; valorização de outros instrumentos que não a "prova".
Papéis da Avaliação
  • Formativo: ocorre durante o processo de instrução; inclui todos os conteúdos importantes de uma etapa da instrução; fornece feedback ao aluno do que aprendeu e do que precisa aprender; fornece feedback ao professor, identificando as falhas dos alunos e quais os aspectos da instrução que devem ser modificados; busca o atendimento às diferenças individuais dos alunos e a prescrição de medidas alternativas de recuperação das falhas de aprendizagem.
  • Somativo: ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu; inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução; visa à atribuição de notas; fornece feedback ao aluno (informa-o quanto ao nível de aprendizagem alcançado), se este for o objetivo central da avaliação formativa; presta-se à comparação de resultados obtidos com diferentes alunos, métodos e materiais de ensino.
  • Diagnóstico: ocorre em dois momentos diferentes: antes e durante o processo de instrução; no primeiro momento, tem por funções: verificar se o aluno possui determinadas habilidades básicas, determinar que objetivos de um curso já foram dominados pelo aluno, agrupar alunos conforme suas características, encaminhar alunos a estratégias e programas alternativos de ensino; no segundo momento, buscar a identificação das causas não pedagógicas dos repetidos fracassos de aprendizagem, promovendo, inclusive quando necessário, o encaminhamento do aluno a outros especialistas (psicólogos, orientadores educacionais, entre outros).
Características do Bom Instrumento de Avaliação
  • Validade: mede o que se propõe a medir e permite generalizações apropriadas sobre as habilidades dos estudantes;
  • Consistência: requer que os professores definam claramente o que esperam da avaliação, independentemente da matéria ou do aluno;
  • Coerência: apresenta conexão com os objetivos educacionais e a realidade do aluno;
  • Abrangência: envolve todo o conhecimento e habilidades necessários ao conteúdo explorado;
  • Clareza: deixa claro o que é esperado do estudante; não confunde nem induz respostas;
  • Equidade: deve contemplar igualmente todos os estudantes, levando em conta as características e valores de sua comunidade.
Apesar do título, o conteúdo do artigo não parece ser voltado especificamente para a EaD. Eu acredito que essas informações sejam pertinentes a qualquer modalidade de ensino, portanto deixo o espaço para que profissionais da educação completem, através de seus comentários, as três listas apresentadas.

Em breve postarei novos textos sobre o assunto central do Blog. Para não perderem nada utilizem um dos muitos agregadores de notícias que existem por aí e assinem o nosso FEED.